Mas começemos pelos prótidos.
Prótidos
Ora este nutriente são macromoléculas constituídas por aminoácidos. Os aminoácidos (aa) são a molécula mais simples dos prótidos. Dois aminoácidos formam os dipeptídeos, entre 2 e 100 os polipeptídeos e mais de 100 as proteínas, a molécula mais complexa dos prótidos. Existem cerca de 20 aminoácidos, mas o homem não consegue produzir 8, tendo de os ir buscar aos alimentos. A estes 8 chama-se de aminoácidos essenciais.
As proteínas que contêm os 8 aminoácidos essenciais dizem-se completas, as que não os contêm dizem-se incompletas. Dentro das completas existem as equilibradas, quando os aa se encontram em proporções semelhantes e as desequilibradas, quando isso não se sucede.
A função principal dos prótidos é plástica e a secundária é energética (apenas por deficiência dos glúcidos e/ou lípidos).
A carência de prótidos provoca uma doença Kwashiorkor, enquanto que o excesso provoca a gora, o reumatismo e os acidentes cardiovasculares.
Água
A água possuí duas funções principais, estrutural e reguladora e possuí as seguintes caraterísticas:
-Mantém o equilíbrio bioquímico;
-Mantém a temperatura do corpo, através da transpiração;
-Expele as substâncias tóxicas, através da urina
-Constitui os fluidos circulatórios do organismo;
-Representa cerca de 65% a 70% do nosso corpo.
A carência de água provoca desidratação. Se não comermos (todos os alimentos contêm água) nem bebermos água durante uma semana, provavelmente essa semana acabará de forma trágica, se chegar sequer a acabar o que mostra bem a importância que ela tem para nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário